Primeira Eucaristia

 

Então está chegando o dia da Primeira Eucaristia do seu filho(a)!  Com certeza você pensa em organizar um dia especial, chamar a família, oferecer um jantar ou um almoço.  Depois de todo um ano (certamente muito mais, se formos levar em conta a primeira vez que você falou com seu filho  sobre Deus) preparando com as lições do catecismo e  orações,  eis que chega o grande momento!  Mas o que você tem em mente para este dia? Aqui darei algumas sugestões que poderão ser úteis.

Festa

Muitos pais planejam dar uma festa no dia.  Se isto é conveniente ou não depende do que os pais têm em mente.  Festejando, você pode preparar um dia inesquecível para todos da família. Primeiramente, embora seja um dia importante, há de se observar que os convidados não precisam ser numerosos. Imagino que muitos pais sintam a necessidade de chamar conhecidos da região, parentes distantes e colegas de trabalho para comemorarem o evento.  Precisamos ser razoáveis e nos perguntar a quem realmente dedicaremos este dia:  Por isso, penso que o festejo nesta ocasião deve ser familiar e íntimo, para que seu filho(a) sinta quão especial é este dia.

A ocasião em si – a Primeira Eucaristia  na Igreja,  já reúne muitos dos conhecidos que a família tenderia a chamar por consideração. 

Fora a família, poderiam estar presentes os padrinhos,  e  amigos  íntimos, para um almoço ou um jantar.

Decoração

Na mesa dos convidados, toalhas brancas, sobre toalhas  nas cores escolhidas para ocasião - Flores - Bolo confeitado - Docinhos especiais. 

Solicite a ajuda de um profissional capacitado que lhe forneça dicas do melhor estilo, sendo uma celebração de caráter espiritual, alguns rituais devem ser seguidos para uma harmonia perfeita!

 

A roupa

Poucas coisas agradam tanto a  mãe numa ocasião como esta... escolher a roupa de seu filho – especialmente se for uma menina. Algumas igrejas adquiriram a estranha mania de fazer a primeira comunhão com camisetas (!), chegando até mesmo a dizer que são obrigatórias. Isso é mesmo um absurdo, e os pais devem insistir para que os filhos não sejam obrigados a usar essas camisetas horrorosas e transparentes. Além do fato da camiseta ser uma peça masculina que deixará sua princesinha muito sem graça nesse dia, para um menino fazer a primeira comunhão com esta peça é deselegante. Os meninos devem vestir calça preta, camisa branca e gravata borboleta ou terno – e as meninas vestem lindos vestidos brancos, meia-calça branca, sapatos (fechados), além da opção pelas luvas.

Para a sua filha, há sempre mais idéias, vc encontra com facilidade  lindos vestidos brancos em lojas de festas (para alugar, por exemplo), desde que sejam recatados, ou seja, sem nenhum decote, e que também sejam abaixo do joelho em pelo menos 4 dedos, e com mangas (nada de alcinhas!). Mais fácil, porém, é que se escolha o modelo e o encomende com uma costureira, para que saia exatamente como se deseja.

 

Outros detalhes

Há também outros detalhes para este dia especial, como os convites, o livrinho de orações (é muito comum seu filho ganhar um livro de orações neste dia, com ações de graça para antes e depois da comunhão, por exemplo), o tercinho branco para se entrar na igreja, os cartões que a família deve escrever para felicitar a criança.

Algo muito importante são os pedidos que a criança fará neste dia, que segundo a tradição, feitos no dia, são atendidos por Nosso Senhor. Quando fiz minha primeira comunhão (católica), meus pedidos deram 2 páginas (!) rsrs...

Espero que essas sugestões tenham servido para que você torne este dia memorável para toda a sua família!

Um maravilhoso fim de semana!!!

Soraia