Cerimônia de 15 anos


Uma das maiores realizações para uma menina quando está passando pelas transformações da adolescência, é a sua festa de 15 anos. Essa se torna um evento único que incorporam todas as suas fantasias. Antigamente vinha carregado de simbologias e tradições em um baile formal, onde a debutante era apresentada para a sociedade. Nos dias atuais o foco da festa de debutante se concentra na transição de idade, conservando o sonho, a beleza e o encanto desse momento.

Completar 15 anos, além de ser um aniversário especial, representa um marco na vida de toda adolescente. Embora algumas troquem o baile de debutante por outros presentes ou viagens, a grande maioria conserva o sonho de encarnar o papel de princesa.

 

Abaixo segue roteiro para planejamento do evento:

 

No primeiro momento muito importante pensar em um pré-orçamento com bastante antecedência, para poder mensurar o quanto será necessário e também fazer os cortes, caso fiquei pesado demais para o orçamento familiar. Comece pesquisando os preços dos locais de preferência, pois é preciso também pensar nas reservas. Se ficar tudo pra última hora, você pode se ver em maus lençóis não encontrando o local ideal ou tendo que pagar um preço muito mais caro. Importante: algum salão tem valores de aluguel bem acessíveis, mas o locador se vê obrigado a contratar o bufê do próprio local. Certifique-se de que o escolhido tem serviço de segurança. Caso não tenha, isso deve entrar na sua lista.
 
Pesquise também os outros serviços necessários. Decoração, convites, bebidas, comida, fotógrafo, tudo isso há de ser visto com calma para que nada dê errado no grande dia. O quanto antes esses detalhes forem decididos, mais tempo você terá para pensar no resto (que não é pouco). 

Outro item super importante é a música da festa. É preciso decidir se você vai querer DJ, banda. E não esqueça de decidir as músicas para cada momento da cerimônia. E se você quiser, pode comprar aquele itens super-divertidos como perucas, óculos e plumas para todo mundo descontrair na hora em que a pista de dança estiver cheia.


Comece também a pesquisar referências para a decoração da festa, cores, tema, flores. Para os presentes, não é costume fazer lista, mas se você quiser, pode fazer uma listinha no Orkut para seus amigos terem idéias.
 

Para ter certeza de que tudo está nos conformes, ligue para todos os fornecedores mais ou menos uma semana antes, para confirmar a entrega para o dia da festa.
 
A escolha do local
 
O local onde será realizada a festa deve ser escolhido com todo cuidado. O primeiro passo para não errar é ter uma noção real do número de convidados da festa. Assim você poderá optar pelo lugar mais apropriado para comportar seus amigos e familiares. Dependendo do número de pessoas, a festa pode ser realizada em sua residência, no salão de festas do condomínio, em um clube, e até em uma danceteria. Há ainda a possibilidade de um evento menos formal, que pode acontecer em um sitio fazenda ou sedes campestres. O importante é que o lugar escolhido seja confortável para todos e prático na questão da logística.

A lista de convidados
 
Faça uma primeira lista, com todo mundo que vier à cabeça. Depois disso, você pode mostrar a alguém, pais, melhor amiga, uma pessoa para ajudar a lembrar de alguém que se sentirá ofendidíssimo por não ser convidado. Depois, você precisa comparar essa lista ao seu orçamento e ver se eles são compatíveis. Se não forem, é hora de começar a cortar. Os critérios podem ser os mais variados, mas precisam ter um "norte. Lembre-se também que não é só você que precisa de tempo para se preparar, os convidados também terão que providenciar roupas, presentes, etc. O ideal é que o convite esteja em mãos pelo menos um mês antes de um evento formal e 15 dias antes se for mais despojado.
 
O convite
 
O convite tem como função não só avisar as pessoas do acontecimento. Ele também informa o estilo e a proporção da festa. Se a festa for informal, o convite deve seguir essa linha. Se o evento for mais formal, o convite deve deixar isso claro, e indicar o tipo de traje apropriado para homens e mulheres. No rodapé do convite deve haver a menção do nome da pessoa com quem se pode fazer a confirmação. Todas essas opções devem ser seguidas de um número de telefone ou e-mail e do prazo para confirmação. 

 

Lembrancinhas - para serem distribuídas entre convidados.



O cardápio
 
Boa comida é sucesso garantido em uma festa desse tipo. Então, a degustação dos bufês pré-selecionados é importantíssima. Para a escolha, é bom lembrar que os convidados são, na maioria, jovens com idade próxima a da debutante, o que quer dizer que talvez, pratos muito elaborados são sejam o que mais agrada a esse público. No caso de optar por janta, o cardápio deve ser aprovado por toda a família e pode ser servido à mesa ou à americana. Para tudo estar perfeito, contrate um bom serviço de garçom. O serviço do bufê pode ter tudo incluído (comida, sobremesa, garçons, decoração das mesas) ou você pode contratar cada serviço separado, dependendo do seu orçamento e do tipo de serviço que cada um oferece. Para uma refeição mais econômica e informal, você pode optar por algo como uma mesa de frios estilo italiana, salgadinhos, docinhos e até alguns pratos salgados servidos individualmente por garçons para os convidados em pé mesmo.

Um dos momentos importantes da festa será o do bolo, então, ele também precisa ser escolhido. Sabor, formato, tamanho, decoração, quem fará. Tudo isso precisa ser acertado e encomendado.

No caso das bebidas, você tem várias opções. Pode comprar bebida do próprio local da festa, se este oferecer essa opção. Se você quiser economizar, pode comprar direto de um distribuidor ou até mesmo pegar em consignação. Na hora de servir você pode contratar bamens, "supertrends" hoje em dia. 

 

Para o finzinho da noite, que tal uma mesinha com docinhos, e guloseimas  para dar aquela reanimada depois de tanta comida e bebida?



O traje

O(s) vestido(s) precisa(m)  ser escolhido(s) com muito cuidado. Você precisa pensar no modelo que fica melhor para seu biotipo. Se você tiver dúvidas, pode contratar um estilista. Veja também quem será a costureira que irá confeccioná-lo, alguém que perceba seu estilo e sua intenção ao usar o vestido, enfim, alguém em quem você confie para deixá-la indiscutivelmente linda. Há ainda a opção de alugar um vestido já pronto ou escolher um modelo feito especialmente para você, sob medida, e ser a primeira a alugá-lo. Este serviço é oferecido pela maioria das empresas de aluguel de roupas. Não se esqueça de comprar os acessórios (sapato, meia, luvas, jóias, acessórios de cabeça), eles darão o toque final.

Lembre-se de marcar cabeleiro, maquiagem. Para cabelos e maquiagem, faça uma prova antes, pois no dia, você vai ficar histérica se não gostar do que o profissional escolheu. Não esqueça quem mais estiver recepcionando os convidados com você que os trajes deles devem estar alinhados com o seu, não podem aparecer mais, mas também não podem destoar.

Dicas e truques



- Leve meia extra, para o caso de a sua rasgar, sapato extra, caso o escolhido machuque, maquiagem para repor se necessário. Além dessas coisas que você pode levar para si, ainda pode fazer um mimo para os convidados, colocando cestinhas nos banheiros com lenços umedecidos, absorventes, essas coisas.

- Quanto menor for à área destinada para a pista de dança, mais ela vai dar a impressão de estar lotada, o que incentiva a galera a estar sempre presente nela, tornando a balada mais divertida.

- Quanto menos mesas e cadeiras tiverem no local, mais agitado vai ser seu aniversario. Não precisa deixar seus convidados sem nenhum lugar para descansar, porém não dá para eles ficarem sentados a festa inteira.

 

Essa é só uma amostra das tantas idéias q temos para  fazer sua festa arrasar.  Usar a  imaginação, qualquer festa de 15 anos, para qualquer bolso é possível e as que fogem das regras são as melhores.  Basta apenas planejar e ter coerência, combinando a decoração, comida, bebida, trajes e a música com o tema escolhido.

Aproveite muito o momento, pois ele passa rápido, como as coisas boas da vida.

Bom dia!

Soraia